![]() |
![]() |
Namban no Japão da Idade MODERNA
Alexandra Curvelo, comissária da exposição Encomendas Namban – os Portugueses no Japão da Idade Moderna, patente até 31 de Maio, é a responsável por este curso em seis sessões. O surgimento de uma cultura namban, de características próprias, resultado das interacções entre Europeus e Japoneses, marcou tanto as artes visuais, como os ritos e cerimoniais religiosos, as artes performativas, a língua e a cultura científica de ambas as civilizações.
30 Abril a 4 Junho
[Ver mais]
António Pinho Vargas a Solo
Depois de um interregno de vários anos, António Pinho Vargas, figura chave da música contemporânea portuguesa, regressou aos palcos e gravou em 2008 o CD duplo Solo seguido, um ano depois, da edição de Solo II, um total de três horas de música e de 36 temas. Revisitar este repertório era um projecto antigo daquele que é também considerado um pioneiro da improvisação e do jazz em português. Os concertos a solo - usando algum desse material e zonas de improvisação livre – é o actual formato de apresentação de António Pinho Vargas. E é assim que vai estar em palco nestes dois concertos no Museu do Oriente.
16 e 17 Abril
[Ver mais]
Acessórios Imaginários de macau
Ampliando a visibilidade de uma cidade multicultural, onde as culturas chinesa e portuguesa continuam a conviver, o Museu do Oriente apresenta Acessórios Imaginários, exposição de arte contemporânea de Macau, que traz a Lisboa trabalhos de 20 artistas, de três gerações distintas, nas áreas da pintura, escultura, fotografia, instalação e videoarte.
15 Abril a 12 Junho
aprender a cozinhar com flores
Com este ateliê dedicado às flores comestíveis, Fernanda Botelho propõe-se partilhar receitas com ervas aromáticas e flores comestíveis e ensinar a confeccionar receitas simples, originais e saborosas, desde sobremesas passando pelas bebidas, entradas e até sopas. Venha aprender a cozinhar com flores e surpreenda-se com a infinidade de flores e ervas que pode utilizar na sua alimentação. Tempo ainda para falar de plantas europeias e plantas orientais.
30 Abril
[Ver mais]
POLÍTICA INTERNACIONAL E MÉDIO ORIENTE
O curso em seis sessões “A Política Internacional e o Médio Oriente”, coordenado por Manuela Franco, propõe uma incursão ao Médio Oriente moderno, que resulta da derrota e dissolução do Império Otomano na I Guerra Mundial e do subsequente aparecimento dos estados sucessores, dos Balcãs à Arábia Saudita, Egipto, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Síria e Turquia. A actual situação vivida na região não deixará de ser abordada.
2 Abril a 14 Maio
[Ver mais]
UMA páscoa DE COMER E CHORAR POR MAIS
Se um cozinhado fosse como uma história e cada ingrediente uma personagem? Que diriam uns aos outros ao encontrar-se? São histórias deliciosas, cheirosas e gulosas estas que vos iremos contar! “De Comer e Chorar por Mais” foi o tema escolhido para a primeira oficina de Férias da Páscoa, a decorrer de 11 a 15 de Abril.
De 18 a 21 de Abril a oficina “Impressões Orientais” irá dar a conhecer a xilogravura, através dos muitos exemplos que temos no museu. E, no final, todos terão de fazer a sua gravura em madeira.
[Ver mais]
A Fotografia de Manuel Magalhães
Manuel Magalhães, arquitecto e fotógrafo natural do Porto, não é apenas um viajante com uma câmara fotográfica. É também um arquitecto que sintetiza, geometricamente, o que o mundo lhe oferece com maior exuberância. As imagens que constam desta mostra foram captadas entre 1993 e 2005 no Camboja, China, Tailândia, Índia, Japão e Macau.
29 Abril a 29 Maio
[Ver mais]
Xangai revisitada
Como está a cidade depois da azáfama e do sucesso da Expo 2010? António Graça de Abreu conhece Xangai desde Maio de 1980. São mais de 30 anos de contactos e ligações com uma das mais fascinantes cidades do mundo. Com esta conferência, propõe-se levar os participantes até esta terra onde tudo se cria, recria e inventa, mostrar-lhes a cidade, viajar com eles por dentro dos muitos atalhos que polvilham Xangai e conversar com as gentes que a povoam.
12 Abril. Entrada livre.
Histórias de Livros no dia do livro
Nesta conferência, programada para assinalar o Dia Mundial do Livro, Celina Veiga de Oliveira e Rogério Puga vão falar de duas obras que incidem sobre Macau, a sua história, os seus costumes, a condição da mulher chinesa e a vida quotidiana em Macau nos séculos XVII-XX, através do olhar de personagens fictícias e reais: A Volta ao Mundo (1940), de Ferreira de Castro, e City of Broken Promises (1967),de Austin Coates.
13 Abril. Entrada livre.
[Ver mais]
Batik, ARTE MILENAR
Esta oficina de dois dias propõe uma apresentação do batik como arte milenar tentando, simultaneamente, construir uma ponte com as expectativas da arte contemporânea, fazendo uso de uma herança cultural asiática. No Museu do Oriente pode aprender a imprimir os seus dotes artísticos num exótico batik.
14 e 15 Abril
[Ver mais]
Papagaios à SOLTA no museu
O Museu do Oriente está cheio de papagaios! Só que de papel! Sabias que, apesar de hoje ser muito popular em todo o mundo, o papagaio de papel terá surgido na China há mais de 2000 anos? Conta-se até que terá sido utilizado pelo próprio exército, em operações militares, para comunicar, sinalizar e recolher informações. Nesta oficina, as crianças são convidadas a construir o seu papagaio de papel.
9 Abril
[Ver mais]
Cheira bem, cheira a Oriente
Com origem na Mesopotâmia e no Egipto, a arte de fazer perfumes viajou para além do tempo e do espaço, criando, pelo mundo fora, um hábito, hoje em dia já quase indispensável. A que cheira a China, o Japão ou a Índia? Juntos, pais e filhos irão percorrer milhares de quilómetros numa viagem olfactiva de encantar e, no final, um perfume terão de criar!
17 Abril
[Ver mais]
O HEROÍSMO NO CICLO "A ÁSIA EM LIVROS"
June Han ficou órfã na Guerra da Coreia. Já adulta, muda-se para Nova Iorque e quase apaga o seu passado. O marido e o filho pouco sabem dos momentos difíceis por que passou. Mas as memórias, essas permanecem. The Surrendered, de Chang-rae-Lee, é uma história de heroísmo e sacrifício que explora as limitações do perdão e do amor durante e após um dos conflitos mais sangrentos da história da Humanidade. Apresentação de Luís Mah, docente de Ásia Contemporânea no mestrado em Estudos Orientais da Universidade Católica. Quinta edição do ciclo “A Ásia em Livros”.
28 Abril. Entrada livre.
[Ver mais]
CONTINUAM ATÉ MAIO …
ENCOMENDAS NAMBAN. OS PORTUGUESES NO JAPÃO DA IDADE MODERNA
. Mondo Tv compra Gaumont F...
. [Notícia] Anipop Matsuri ...
. [Noticia] Estreias na Sic...
. CLAMP anuncia final de Ko...
. Scan2Go
. Novidades DVD da Semana d...
. barraca na estreia de Ful...
. bleach na radical finalme...
. [Noticia] ANICOMICS LISBO...