![]() |
![]() |
|
o novo “Alento” DOS Danças Ocultas
Com a apresentação, no Museu do Oriente, do disco Alento, o seu disco de carreira, os Danças Ocultas vão dar início a uma nova etapa, na sua internacionalmente aplaudida carreira. O grupo distingue-se não apenas pela sua originalíssima formação - Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel utilizam o acordeão diatónico, vulgo concertina, para dar sopro às suas composições - mas sobretudo pela profunda originalidade da música que criam. Oitenta minutos de sons profundamente emotivos que evocam outras vivências quando ainda não havia nem discos nem rádio.
4 Março, 21.30
Ver mais… e ouvir
Incursão ao MÉDIO ORIENTE moderno
Uma incursão ao Médio Oriente resultante da derrota do Império Otomano na I Guerra Mundial e do aparecimento dos estados sucessores, dos Balcãs à Arábia Saudita, Egipto, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Síria e Turquia. Manuela Franco, coordenadora do curso “A Política Internacional e o Médio Oriente” propõe-se observar os aspectos históricos e políticos desta zona onde uma alta sensibilidade geoestratégica e a profusão civilizacional suscitam, como tem ocorrido ultimamente, emoções poderosas causadoras de instabilidade crónica e que hoje se traduzem em movimentos políticos e de massas com impacte internacional.
2 Abril a 14 Maio
Ver mais
UMA TSUBA NO Dia do Pai
Para os samurais, a espada japonesa (katana) constituía, muitas vezes, a mais preciosa das relíquias de família, passando de pais para filhos durante gerações, sendo por isso natural encontrar-se gravado no guarda-mão da espada, a tsuba, o brasão da família. Para oferecer aos pais no dia que lhes é dedicado, propomos aos filhos, pais e avôs que venham construir uma “relíquia” e nela registar o símbolo da família.
19 Março
Ver mais
VIAJAR A PENSAR NA ESCRITA
Viajar implica, quase sempre, escrever. Sejam pequenos diários com experiências pessoais ou anotações dispersas sobre lugares e gentes. Mas a escrita de viagens é mais do que isso: é trabalho, não apenas lazer; é contar histórias; é transmitir emoções; é fazer que outros viajem através do nosso olhar. Viajar a pensar na escrita e escrever a pensar no leitor é o desafio lançado por Filipe Morato Gomes a quem gosta de viajar e … escrever.
26 e 27 Março, 2 Abril
Ver mais
trio de guitarras homenageia Albéniz
O músico e guitarrista Piñeiro Nagy junta-se ao Mikroduo (Miguel Vieira da Silva e Pedro Luís) para, “No Silêncio da Noite”, homenagear o pianista e compositor catalão Isaac Albéniz (1860-1909). O trio de guitarras tem ultimamente actuado em prestigiados festivais europeus de Espanha, Eslovénia, Itália, Croácia e auditórios históricos como a grande sala do Conservatório Tchaikovsky, de Moscovo, ou o Victoria Hall, de Genebra.
26 Março
Ver mais
a origata está de volta
Dar um presente, no Japão, é como embrulhar o coração daquele que o recebe. A arte da origata (embrulhar presentes) obedece a inúmeras regras que irão determinar o estilo do embrulho. Existem regras para embrulhar dinheiro, escovas, chopsticks, leques, quimonos, incenso, para um presente dado a quem esteve doente, para uma lembrança a alguém que está de mudança… O importante é levar em conta que o embrulho não é o fim do presente, não é apenas um invólucro, mas sim uma parte importante e fundamental do mesmo.
18 e 25 Março
Ver mais
a índia por um nobel da economia
Da autoria do Prémio Nobel da Economia, Amartya Sen, The Argumentative Indian – Writings on Indian History, Culture and Identity (1998) é um conjunto de ensaios sobre cultura indiana, centrados sobretudo nos problemas da história e da identidade. O autor desenvolve a ideia de que a Índia possui uma longa tradição de pluralismo e de debate fundamentais para a compreensão e entendimento não só da sua história, mas também do sucesso da democracia na actualidade. Manuel Lobato apresenta a terceira edição do ciclo Ásia em Livros.
31 Março
Ver mais
CALIGRAFIA CHINESA EM QUATRO SESSÕES
Ao longo dos 5000 anos da história da civilização chinesa, a escrita tornou-se uma arte singular devido ao seu cunho pictográfico. Tradicionalmente, os caracteres são escritos com instrumentos e material de escrita específicos: pincel e tinta chinesa num papel especial, fabricado com raízes de certas árvores, bambu, palha de arroz e até fibras de seda e de algodão. Em quatro sessões, propomos-lhe conhecer as técnicas básicas da caligrafia chinesa.
5, 12, 19, 26 Março
Ver mais
HARPA E VIOLONCELO EM RECITAL COMENTADO
O Salão Macau abre as portas para mais um concerto de entrada livre a cargo de solistas da Orquestra Metropolitana. Desta vez, o duo de harpa e violoncelo, constituído pelos músicos Stéphanie Manzo (harpa) e Peter Flanagan (violoncelo), apresenta um repertório de peças de
Quincy Porter, Mendelssohn, Gabriel Fauré, Schumann, Frank Bridge, Villa-Lobos, Manuel de Falla e Maurice Ravel. Concerto comentado por Rui Campos Leitão.
26 Março
Ver mais
em que transporte hei-de ir?
Eu vou de… cavalo? Barco? Palanquim? Percorreremos, pelo Museu, países como a China, o Japão ou Timor, em busca do meio de locomoção mais adequado para viajar. Preparado para trilhar esses caminhos? A propósito, avançaremos pelo nosso pé!
5 e 19 Março
Ver mais
DoIS DIAS PARA AMANTES DE IOGA
Em início de Primavera, o Museu do Oriente preparou dois dias especiais para os amantes do ioga. Começando com uma purificação matinal, o dia 26 de Março prolonga-se com a saudação ao sol e uma série prática de ioga e uma conferência sobre iogoterapia. O dia seguinte é dedicado à medicina ayurvédica com uma conferência teórica e sessão prática de massagem. Um conjunto de actividades sob a orientação de Amândio Figueiredo.
26 e 27 Março
Ver mais
mÁscaras de bali no dia do teatro
Que mistérios guardam as máscaras? Será que só servem para esconder quem as usa? Para os ocidentais, as máscaras de Bali são, por si próprias, objectos de prazer e fascínio. Para os habitantes de Bali, o seu significado é muito mais profundo. As máscaras fazem parte de todo um ritual em que os deuses são chamados a estar presentes. No Dia Mundial do Teatro, reúne a família e vem recriar a máscara e a personagem que mais te cativarem.
13 e 27 Março
Ver mais
ainda a tempo da oficina de carnaval
Biombos que revelam encontros! Só podem ser indiscretos! Mas é graças a eles que hoje podemos, na nossa imaginação, rumar até ao Japão para descobrir como foi o encontro entre Portugueses e Japoneses no século XVI. Tendo por base o livro O mercador de palavras, de Orlando João Ferreira, também nós seremos testemunhas de um encontro de amigos que o mar juntou. E para acabar em beleza estas férias de Carnaval, um biombo teremos de construir.
7 e 9 Março
Ver mais
CONTINUAM…
ENCOMENDAS NAMBAN
3ª ESCOLA DE GAMELÃO DA ILHA DE JAVA
|
. Mondo Tv compra Gaumont F...
. [Notícia] Anipop Matsuri ...
. [Noticia] Estreias na Sic...
. CLAMP anuncia final de Ko...
. Scan2Go
. Novidades DVD da Semana d...
. barraca na estreia de Ful...
. bleach na radical finalme...
. [Noticia] ANICOMICS LISBO...