![]() |
![]() |
|
O Novo Acordo Ortográfico está prestes a entrar em vigor e já foi adotado sobretudo por órgãos de comunicação social. Se perdeu os seis cursos anteriores organizados pelo Museu do Oriente, em colaboração com o Prof. Doutor João Malaca Casteleiro e com o Dr. Pedro Dinis Correia, tem agora oportunidade de, em sete horas letivas, aprender a escrever de acordo com as novas regras.
9 Outubro
[Ver mais]
iMimenation é um estilo de performance que resulta da combinação de mimo sincronizado, piano e imaginação. O estilo foi criado em 2003 pelos artistas japoneses radicados em Nova Iorque, Haruka Moriyama e Kuni Mikami. Através da linguagem universal da música e do mimo, os artistas transportam para o palco as aventuras normais da vida, grandes e pequenas, alegres ou tristes. Segundo a crítica não há limites para a imaginação quando confrontados com os gestos de Moriyama, esplendorosamente acompanhados ao piano por Mikami.
18 Outubro, Auditório, 21.30
[Ver mais]
Quem já viajou pelo Oriente ou pretende fazê-lo para este ou outro destino mas gostaria de aprender a escrever um diário/notas de viagem, tem aqui uma boa oportunidade. Utilizando as possibilidades literárias dos textos que cada participante já produziu, ou através de textos propostos, este curso não é mais do que uma incursão ao Oriente e ao processo criativo que cada um pode desenvolver numa experiência desta natureza. A escritora Raquel Ochoa ensina-lhe tudo isso em oito sessões, a partir de 2 de Outubro.
[Ver mais]
Linguagem universal, a música tem a capacidade de nos permitir viajar por diferentes culturas e épocas. Revisitar o ano em que foi inaugurado o antigo armazém de bacalhau, hoje Museu do Oriente, trauteando melodias de paragens tão próximas e distantes como Portugal, Índia, China, Japão e Timor é o convite que fazemos a todos no Dia Mundial da Música.
1 Outubro
[Ver mais]
O Museu do Oriente, em parceria com a World Art and Culture Exchange, de Tóquio, apresenta uma exposição de cerca de 300 obras de arte japonesas e portuguesas, nomeadamente pintura e caligrafia, com vista a promover a educação através da arte e a amizade para o futuro, num contexto de trocas culturais a nível internacional.
Galeria Sul e Galeria Nascente, 1 a 10 Outubro
[Ver mais]
Conhecida pelo seu valor nutritivo e sabores tentadores, a cozinha nepalesa é tão diversa como o próprio país. E embora simples, esta é uma gastronomia que usa intensamente especiarias e condimentos. Já a culinária do Tibete é influenciada pelas duras condições ambientais que marcam as grandes altitudes deste país, fazendo que os ingredientes utilizados tenham um alto valor energético e proteico.
11 e 25 Outubro, Restaurante do Museu
[Ver mais]
As linguagens musicais do final do século XX foram marcadas pelo vanguardismo que muitos compositores quiseram imprimir às suas propostas. Neste programa, que abre o ciclo de concertos de câmara realizado em parceria pela Metropolitana e Museu do Oriente, quatro obras de outros tantos autores dão exemplo desta diversidade sonora. Uma paleta em que surgem a solo a viola e a percussão. Entrada livre
16 Outubro, Salão Macau, 17.00
[Ver mais]
O objectivo deste curso é despertar o interesse para a aprendizagem da língua chinesa utilizando, de forma inovadora, a literatura clássica. Os Analectos, de Confúcio, servirão de base para a abordagem de alguns conceitos fundamentais e para a análise de algumas frases paradigmáticas em simultâneo com a discussão do significado dos caracteres, as diferenças da sua utilização na língua antiga e moderna e a complexidade da gramática e da estrutura da língua chinesa.
9 Outubro a 27 Novembro
[Ver mais]
Dar a conhecer ao público obras significativas do percurso musical de Paul Bowles, escritor e compositor norte-americano (1910-1999), residente a maior parte da sua vida em Tânger, foi o motivo que levou um grupo de músicos a juntarem-se para este espectáculo. O pianista António Rosado, a executora do espólio musical do autor, a pianista Irene Herrmann, a cantora Anabela Duarte e Richard Horowitz apresentam um espectáculo de música e canto da autoria deste viajante, escritor e compositor cujo centenário se assinala este ano.
23 Outubro, Auditório, 21.30
[Ver mais]
A joalheira Ana Caldas apresenta no MdO recriações de ornamentos indo-muçulmanos e ibero-muçulmanos. As obras expostas expressam a riqueza artística dos ornamentos femininos e o vasto contexto social e religioso indiano, transmitidos à autora por artífices de oficinas das cidades de Poona, Miraj e Kolhapu, na Índia, em 2008.
Lounge, 8 Outubro a 14 Novembro
[Ver mais] Com origem na Mesoptâmia e no Egipto, a arte de fazer perfumes viajou para além do tempo e do espaço, criando, pelo mundo fora, um hábito, hoje em dia, já quase indispensável. A que cheira a China, o Japão ou a Índia? Juntos iremos fazer uma viagem olfactiva de encantar e no final um perfume terás de criar! Esta é uma das propostas que o Museu do Oriente tem para oferecer aos domingos aos pais e filhos que nos visitam. Mas há outras!
Há muito aguardado em Portugal, HITT chega ao Museu do Oriente com um espectáculo do melhor que este artista a solo e compositor de mais de 150 músicas tem para nos oferecer. Influenciado por dois dos maiores artistas do pop-rock japonês, Gackt e Miyavi, HITT ficou conhecido na Europa após o lançamento do álbum, Kakkotsuke Man. Tendo um historial de fãs por vários países da Europa, HITT é conhecido pela sua imagem extravagante associada ao dinâmico movimento, muito em voga no Japão e na Europa, o visual kei.
24 Outubro, Auditório, 21.30
A dança Para Para tem origem no Japão mas já ganhou admiradores em todo o Mundo. Cada momento da música está associado a um significado e movimento específicos havendo centenas de movimentos para memorizar. Venha aprender a dança mais em voga no Japão e que tem tanto de sincronia como de emoção!
22 Outubro
[Ver mais]
O ciclo de exposições iniciado com o propósito de aprofundar o conhecimento mútuo e o intercâmbio entre a Europa e o Japão, através da arquitectura, chega agora ao Museu do Oriente. A iniciativa viajou por 17 cidades e nela participaram 91 arquitectos de 27 países. Nesta edição da exposição, as tendências, os projectos e maquetas de alguns destes arquitectos de uma nova era de globalização, associada ao nascimento de cidades hiper-reais.
Galeria Sul, 22 Outubro a 9 Março
[Ver mais] Valorizar a diferença e a diversidade cultural que há em cada um dos nossos percursos pessoais; conviver com jovens que partilhem experiências comuns; incentivar o acesso ao mundo interior de criatividade e de associação de ideias, expressando-o através da escrita, são alguns dos objectivos desta oficina que partirá de uma palavra para uma grande viagem.
31 Outubro, 7, 14 e 21 Novembro
Debashish Bhattacharya tem dedicado a sua vida a tornar-se um dos melhores intérpretes de guitarra slide, um instrumento com grande tradição na Índia, sendo hoje reconhecido como um dos seus “pandit” (mestres). Melhor artista da Ásia/Pacífico nos BBC Radio 3 World Music Awards 2007, Debashish transformou a guitarra slide, criando versões adaptadas do instrumento que usa como veículo para incursões de rara profundidade pela raga indiana.
28 Outubro, Auditório, 21.30
[Ver mais]
Com início no século XVI, o raku é uma arte de origem japonesa muito mais abrangente que uma simples técnica de cozedura. Trata-se de um ritual espiritual, uma forma sentimental de produzir as peças que compõem uma cerimónia de chá. Ao adoptarmos este costume secular, expressamos a nossa sincera homenagem à cultura e à sábia tradição do Japão.
15,18, 19, 20, 21, 22, 25 Outubro
[Ver mais]
|
. Mondo Tv compra Gaumont F...
. [Notícia] Anipop Matsuri ...
. [Noticia] Estreias na Sic...
. CLAMP anuncia final de Ko...
. Scan2Go
. Novidades DVD da Semana d...
. barraca na estreia de Ful...
. bleach na radical finalme...
. [Noticia] ANICOMICS LISBO...