Quarta-feira, 16 de Março de 2011

Equipas de emergência em Fukushima enfrentam níveis de radioactividade letais

 Os níveis de radioactividade em redor da central nuclear japonesa de Fukushima foram considerados esta quarta-feira "possivelmente letais" para as equipas de emergência a trabalhar no local, de acordo com a Autoridade norte-americana de Regulação Nuclear(NRC).

"Acreditamos que os níveis de radioactividade são elevados em torno dos reactores", disse Gregory Jaczko, presidente da NRC.
 
"Será muito difícil para as equipas de emergência chegar até aos reactores. As doses de radioactividade com que poderão vir a ter contacto são letais num período muito curto de tempo", sublinhou. 

Jaczko destacou que a NRC dispõe de muito pouca informação sobre o que se passa no Japão e não quis especular muito sobre o assunto da radioactividade defendendo-se "a informação que dispomos é muito limitada", reconheceu.

Situação não está "fora de controlo"

Entretanto, a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) confirmou hoje que os núcleos dos reatores 1, 2 e 3 da central nuclear japonesa de Fukushima estão danificados, mas assegurou não se poder dizer que a situação esteja "fora de controlo".

Em paralelo, um avião não-tripulado norte-americano vai sobrevoar a central nuclear para observar o estado dos reatores, revelou a agência nipónica Kyodo.

As fotografias poderão fornecer informações essenciais para esclarecer a situação no interior dos edifícios que abrigam os reatores.

O diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, reconheceu hoje que "a situação evoluiu e está muito séria", apesar de todos os esforços que continuam a ser efetuados "para restaurar a segurança dos reatores".

Amano indicou que os núcleos estão "entre um a dois metros" a descoberto e admitiu que não é conhecida "a situação exata no interior dos reatores".

No entanto, o diretor da AIEA revelou que a pressão no interior permanece ao nível atmosférico, um dado "que sugere permanecerem em grande parte intactos". Amano insistiu ainda que o governo e os responsáveis pela central continuam a efetuar todos os esforços para estabilizar os reatores.

Bruxelas critica gestão da situação em Fukushima

O comissário europeu da Energia criticou hoje a reação dos japoneses à "verdadeira catástrofe" da central nuclear de Fukushima e considerou que o destino do país está "nas mãos de Deus".

A forma como a crise está a ser gerida e os meios "com que os japoneses estão a trabalhar" levam a rever a "boa opinião que tinha da competência dos engenheiros, da técnica, da indústria e da perfeição e precisão dos japoneses", afirmou Gnther Oettinger.

"Os japoneses trabalham com bombas de incêndio, tentam lançar água a partir de hidroaviões, não sabem o que fazer", afirmou perante uma comissão do Parlamento Europeu, "é uma verdadeira catástrofe e reage-se aos solavancos", acrescentou.

O mesmo responsável indicou que há "divergências" entre a companhia de eletricidade japonesa Tokyo Electric Power (Tepco), que gere a central, e o governo nipónico sobre a resposta a dar à crise.

O comissário, que na terça-feira falou de "apocalipse" ao referir-se à situação na central de Fukushima, danificada na sequência do sismo e do tsunami que atingiram o país na passada sexta-feira, mostrou-se uma vez mais pessimista ao afirmar que agora "a situação está nas mãos de Deus".

"Podemos dizer que a instalação não está controlada", afirmou Oettinger, prevendo que a evolução será catastrófica e que há risco para a vida das pessoas na ilha.

A situação continua hoje crítica na central de Fukushima, onde as autoridades japonesas continuam a tentar impedir uma catástrofe nuclear maior.

Com Lusa

 

publicado por mixkids às 20:19
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
16
17
18
19
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Mondo Tv compra Gaumont F...

. [Notícia] Anipop Matsuri ...

. [Noticia] Estreias na Sic...

. CLAMP anuncia final de Ko...

. Scan2Go

. Novidades DVD da Semana d...

. barraca na estreia de Ful...

. Guia de Livrarias Manga

. bleach na radical finalme...

. [Noticia] ANICOMICS LISBO...

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

.tags

. todas as tags

.links

.contador

Restaurantes
Contador de acesso e visitas
blogs SAPO

.subscrever feeds